quinta-feira, 22 de julho de 2010

Começar e Terminar

Tudo que começa uma hora tem que terminar, não importa o espaço de tempo que isso levará. E como aprender a escrever redações, a professora sempre dirá: “começo, meio e fim”, e procuramos fazer algo com um começo interessante e um final surpreendente, para prendermos a atenção dos nossos leitores, tem pessoas que não gostam de escrever sem esquecer que somos os auto-redatores, aderimos a nossas vidas todas as palavras e pontos que queremos.

Começamos a vida sem pedir e a terminamos como queremos, vivendo ou sobrevivendo, mas o final é com todos os méritos que você desejou e arquitetou ter. O começo nem sempre será tão interessante quanto o fim, serão determinantes, um é o estimulo para o outro, não acontecem duas vezes iguais, mesmo que todos os dias amanheçam e anoiteçam, comecem e terminem, eles nunca são ou serão iguais.

Geralmente começamos por acaso, começar às vezes é descoberta, continuar: construir e terminar: fatalidade. Não tem como fugir começou termina: horas, dias, meses, anos... Uma eternidade... O tempo que dura é previsível ou imprevisível... Há horas que possível terminar o começou, mas nem sempre isso será possível.

Recomeçar me soa como parar uma historia e na sua hora apropriada continuá-la, pelo menos acreditamos assim, aprendemos assim. Quanto mais o tempo passa acredito que não tem como recomeçar historias de onde paramos, a vida não é como uma roupa de tricô onde hoje você começa e pára sempre no mesmo ponto, na nossa vida como historia, o que paramos e recomeçamos todos os dias se chama rotina, algo que muitas vezes somos impostos a ela e por isso nos adaptamos muitas vezes sem questionar, fazemos por que e mais fácil assim.

A vida segue rumos surpreendentes, por isso eu seja tão incrédula com o recomeço, amanhã sempre será diferente, as coisas simplesmente acontecem quando menos esperamos. Acredito que ao invés de recomeçar, começamos novamente, sem rotinas, tem coisa que precisam ser descartadas e nem sempre com recomeços elas se apagaram, uma hora voltaram a tona em cores vibrantes. Pra mim o começar de novo, e uma tentativa mais eficaz de chegar a um final, seja esse bom ou ruim. Começar de novo e como fechar os olhos, respirar fundo, contar ate dez e seguir em frente, fazendo um novo início, o novo ponto de partida.

Começar, terminar, recomeçar, começar novamente são como objetivos, estão sempre presentes, nos cercando, sempre entrelaçados com as linhas de tempo e espaço. Inconscientemente talvez seja a primeira coisa que pensamos, queremos no dia. E como fazer parte de um jogo, que cada nova rodada fica mais difícil e alucinante, e às vezes tão simples, embora surpreendente, simplesmente inexplicável, mas com uma certeza quanto mais à vida passa, mais poderosas e com potencial serão essas palavras, e melhor será vive-las!

Um comentário:

  1. Carol.

    Sou Biólogo e Professor. Moro em Sete Lagoas. Poderia ter sido seu professor.
    Convido-a a visitar o Verde Vida, dedicado à causa ambiental e humanística.

    Parabéns pelo texto!

    Felicidades em sua jornada.

    ResponderExcluir